Já falamos sobre isso aqui, mas Jeffinho encontrou novo gás e está movimentando a galera para que haja mobilização para que se possa dar mais um passo rumo à construção do recife artificial de Piratininga. Ao que tudo indica só temos a ganhar. Pena que quem vai acabar se dando melhor nessa história é o pessoal da especulação imobiliária, que já colocou um monte de prédios na frente da praia... Mas, o que não fazemos por uma onda perfeita, né?! Publico abaixo texto do Zezão, que além de vídeo maker e papai da Giovana, agora também é o homem por trás da divulgação da querida Associação de Surfe de Niterói. Valeu Zezão! Até!
* * *
Campanha: Recife Artificial em Piratininga - Eu Tô Nessa Onda
Você também pode fazer parte dessa história!
No dia 30 de novembro de 2010, um grupo com cerca de 50 surfistas, bodyboarders, ambientalistas e políticos se reuniram no Pampo Clube, em Itacoatiara, para unir forças em prol de um objetivo, iniciar os estudos oceanográficos na praia de Piratininga.
Para isso a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) PREAMMAR lançou a campanha Recife Artificial em Piratininga – Eu Tô Nessa Onda. A principal estratégia será a venda de um adesivo para ajudar a divulgar o projeto e arrecadar recursos para a realização dos primeiros estudos, Batimetria e Perfil de Praia, que são necessários para a liberação das licenças ambientais.
O adesivo será vendido pelo valor simbólico de R$10,00. Este pode ser adquirido nas lojas Kaway, TSN, Todaro na Estrada de Itaipu, Tohen em Itacoatiara, e BlowPipe no Itaipu MultiCenter, todas em Niterói/RJ. Ou então através do e-mail da Associação de Surf de Niterói, asnsurfe@gmail.com , ou pelo site www.preammar.org.br.
Ao longo desses 11 anos de trabalho, Jefferson França relacionou as principais conquistas da PREAMMAR para a concretização do projeto de implantação de um Recife Artificial Multifuncional na praia de Piratininga.
* Termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Pesquisas Hidroviárias - INPH, maior órgão da América Latina em projetos costeiros;
* Construção de modelagem física (em escala 200/1), nos tanques do INPH, para análise do comportamento das ondas sobre o recife.
* Confecção do Memorial Descritivo do Projeto de Pesquisa (detalhamento técnico e cronograma físico-financeiro dos estudos geológicos e oceanográficos necessários a implantação do projeto em Piratininga);
* Parceria com o Departamento de Biologia Marinha da UFRJ;
* Termo de Cooperação Técnica com a Faculdade de Oceanografia da UERJ;
* Celebração de parceria tríplice entre a Oscip Preammar, o INPH e a Oceanografia da UERJ para o desenvolvimento dos estudos do projeto;
* Inclusão do Projeto de Recifes Artificiais Multifuncionais no Programa de Gerenciamento Costeiro do Município de Niterói;
* Aprovação de Emenda Orçamentária na Câmara Municipal de Niterói destinando verbas para o Projeto de Pesquisa;
* Realização de audiência pública na Câmara Municipal de Niterói;
* Inclusão dos Recifes Artificiais Multifuncionais em Piratininga no Projeto Orla, sob gestão do Governo Federal.
A ASN encoraja a todos os interessados a ajudar a escrever essa história, comprando um adesivo, contribuindo na divulgação, e sugerindo para outras pessoas também participarem da campanha.
Assistam a reportagem feita no dia do lançamento da campanha no seguinte link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário